Atendimento ao Cliente
DroneControl, especializada na proteção do espaço aéreo contra drones hostis, e spin-off da NEGER Telecom, foi uma das quatro startups brasileiras selecionadas pelo CISB para imersão com grandes empresas suecas.
Ana Paula Lobo - 19 de maio de 2025
O desenvolvimento de soluções contra o uso criminoso de drones tem ampliado a visibilidade da DroneControl — agora também em programas internacionais de inovação tecnológica. A startup, criada como spin-off da NEGER Telecom, foi uma das quatro selecionadas na Chamada de Projetos de Inovação CISB 14/2024 – Suporte para Colaboração Internacional, voltada à aproximação de startups brasileiras com o ecossistema de inovação da Suécia.
De 19 a 23 de maio, o engenheiro Eduardo Neger, diretor de Engenharia de Radiofrequência da DroneControl, representará a startup em visitas técnicas e sessões de pitch com grandes corporações como a Saab AB, o instituto sueco de inovação RISE, o MobilityXlab e o IndX que, nessa mesma semana, realiza um evento para conectar startups a gigantes industriais como Toyota Material Handling Europe, Husqvarna, SICK Sensor Intelligence e Hitachi Energy.
“Estar entre os selecionados é um reconhecimento da relevância da nossa solução no contexto global de segurança. A criminalidade com drones não respeita fronteiras. Por isso, buscamos parceiros internacionais que compartilhem da mesma urgência em desenvolver tecnologias eficazes para a proteção do espaço aéreo”, afirma Eduardo Neger. “Nossa expectativa é firmar cooperações que resultem em projetos conjuntos e futuras operações na Europa”, completa o engenheiro.
A DroneControl oferece um serviço avançado de proteção de espaço aéreo contra drones não autorizados, baseado em inteligência espectral. Seu sistema detecta, alerta e rastreia tanto os drones quanto seus operadores, e já opera de forma contínua em aeroportos, centros de mineração, indústrias e eventos no Brasil. A empresa atua no modelo APaaS – Airspace Protection as a Service – e já atendeu clientes como Brinks, ArcelorMittal, Equinox Gold e o GRU Airport.
A chamada do CISB faz parte de um programa de mobilidade financiado pelo CNPq e pela Saab AB, com foco em startups que atuem em áreas estratégicas como segurança pública, domínio aéreo, mobilidade e cibersegurança. Os participantes da missão terão a oportunidade de apresentar suas soluções em ambientes de inovação aberta e se conectar a grandes empresas suecas interessadas em tecnologias aplicadas à defesa, logística, indústria e infraestrutura crítica.
Startup DroneControl leva seu sistema de defesa contra drones hostis à Suécia em missão internacional com apoio de empresas como Saab AB
Ana Luiza Figueiredo15/05/2025 14h09
Uma tecnologia brasileira de proteção aérea contra drones não autorizados será apresentada a gigantes industriais e centros de pesquisa na Suécia. A DroneControl, startup originada como spin-off da NEGER Telecom, foi uma das quatro empresas selecionadas pelo CISB (Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro) para participar de uma missão de inovação entre os dias 19 e 23 de maio.
O objetivo da viagem é conectar startups brasileiras a empresas suecas com interesse em tecnologias aplicadas a segurança pública, mobilidade, defesa e cibersegurança. A missão inclui visitas técnicas, sessões de pitch e encontros com instituições como a Saab AB, o instituto de inovação RISE, o MobilityXlab e o IndX — este último promovendo conexões com empresas como Toyota Material Handling Europe, Husqvarna, SICK Sensor Intelligence e Hitachi Energy.
Proteção do espaço aéreo com inteligência espectral
A DroneControl oferece um serviço contínuo de monitoramento e defesa contra o uso indevido de drones.
Seu sistema baseado em inteligência espectral consegue detectar, rastrear e alertar sobre a presença de drones e seus respectivos operadores.
A solução já é utilizada em aeroportos, instalações industriais, centros de mineração e grandes eventos no Brasil.
O modelo de atuação da empresa segue o formato APaaS (Airspace Protection as a Service), e entre seus clientes estão empresas como Brinks, ArcelorMittal, Equinox Gold e o GRU Airport.
O sistema se destaca pela capacidade de funcionar de maneira ininterrupta e adaptada a diferentes contextos operacionais, com foco na proteção de áreas críticas.
Participação internacional e novos horizontes
Eduardo Neger, diretor de Engenharia de Radiofrequência da DroneControl, representará a empresa durante a missão na Suécia. Segundo ele, o reconhecimento internacional reforça a importância da solução em um cenário global de segurança:
“A criminalidade com drones não respeita fronteiras. Por isso, buscamos parceiros internacionais que compartilhem da mesma urgência em desenvolver tecnologias eficazes para a proteção do espaço aéreo”, afirmou.
Neger também destacou que o objetivo da participação é estabelecer parcerias estratégicas e avançar com projetos conjuntos que possam abrir caminho para operações na Europa.
Apoio institucional e histórico de inovação
A chamada do CISB que viabilizou a missão faz parte de um programa de mobilidade apoiado pelo CNPq e pela Saab AB, com foco em startups que atuem em áreas consideradas críticas para os dois países. As atividades na Suécia acontecerão em ambientes de inovação aberta, ampliando as chances de internacionalização das soluções apresentadas.
A DroneControl surgiu a partir de projetos de pesquisa com a Unicamp, com apoio do CNPq, e foi acelerada pelo programa BrinksUp!. A startup tem sede em Florianópolis (SC) e integra o portfólio de inovação da NEGER Telecom, empresa de Campinas (SP) reconhecida por sua atuação em radiofrequência e segurança tecnológica.
Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.
https://olhardigital.com.br/2025/05/15/pro/startup-brasileira-leva-tecnologia-antidrone-a-suecia/
16 de maio de 2025
DroneControl, spin-off da NEGER Telecom – empresa-filha da Unicamp sediada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp –, é uma das quatro startups selecionadas pelo CISB para participar de imersão com grandes empresas e centros de pesquisa suecos.
Texto: Acadêmica Agência de Comunicação | Foto: Divulgação NEGER Telecom
O desenvolvimento de soluções contra o uso criminoso de drones tem ampliado a visibilidade da DroneControl — agora também em programas internacionais de inovação tecnológica. A startup, criada como spin-off da NEGER Telecom - sediada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp -, foi uma das quatro selecionadas na Chamada de Projetos de Inovação do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB 14/2024 – Suporte para Colaboração Internacional), voltada à aproximação de startups brasileiras com o ecossistema de inovação da Suécia.
De 19 a 23 de maio, o engenheiro Eduardo Neger, diretor de Engenharia de Radiofrequência da DroneControl e ex-presidente executivo do grupo Unicamp Ventures, representará a startup em visitas técnicas e sessões de pitch com grandes corporações como a Saab AB, o instituto sueco de inovação RISE, o MobilityXlab e o IndX que, nessa mesma semana, realiza um evento para conectar startups a gigantes industriais como Toyota Material Handling Europe, Husqvarna, SICK Sensor Intelligence e Hitachi Energy.
“Estar entre os selecionados é um reconhecimento da relevância da nossa solução no contexto global de segurança. A criminalidade com drones não respeita fronteiras. Por isso, buscamos parceiros internacionais que compartilhem da mesma urgência em desenvolver tecnologias eficazes para a proteção do espaço aéreo”, afirma Eduardo Neger, que é egresso da Engenharia Elétrica da Unicamp. “Nossa expectativa é firmar cooperações que resultem em projetos conjuntos e futuras operações na Europa”, completa o engenheiro.
A DroneControl oferece um serviço avançado de proteção de espaço aéreo contra drones não autorizados, baseado em inteligência espectral. Seu sistema detecta, alerta e rastreia tanto os drones quanto seus operadores, e já opera de forma contínua em aeroportos, centros de mineração, indústrias e eventos no Brasil. A empresa-filha da Unicamp atua no modelo APaaS – Airspace Protection as a Service – e já atendeu clientes como Brinks, ArcelorMittal, Equinox Gold e o GRU Airport.
A chamada do CISB faz parte de um programa de mobilidade financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Saab AB, com foco em startups que atuem em áreas estratégicas como segurança pública, domínio aéreo, mobilidade e cibersegurança. Os participantes da missão terão a oportunidade de apresentar suas soluções em ambientes de inovação aberta e se conectar a grandes empresas suecas interessadas em tecnologias aplicadas à defesa, logística, indústria e infraestrutura crítica.
Sobre a DroneControl
A DroneControl é uma spin-off da NEGER Telecom – empresa-filha da Unicamp sediada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp - dedicada à prestação de serviços contínuos de proteção do espaço aéreo contra drones não autorizados. Sediada em Florianópolis (SC), a DroneControl oferece uma solução baseada em inteligência espectral que identifica, rastreia e alerta sobre a presença de drones hostis, além de permitir a identificação da localização de seus pilotos. Surgiu a partir de projetos de pesquisa com a Unicamp e apoio do CNPq, e já foi acelerada pelo programa BrinksUp!. A tecnologia é utilizada por empresas privadas, aeroportos e órgãos públicos, com aplicações que vão de segurança patrimonial a operações de resgate.
Sobre a NEGER Telecom
A NEGER Telecom é uma empresa de base tecnológica sediada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp em Campinas (SP), especializada em engenharia de radiofrequência aplicada a áreas estratégicas como segurança pública, conectividade rural, bloqueio de sinais celulares para presídios e detecção de drones. É uma empresa-filha da Unicamp e foi listada por três anos consecutivos entre as “Empresas que Mais Crescem no Brasil” em sua categoria, segundo ranking da Deloitte e da Revista Exame. De 2017 a 2023, esteve entre as 100 maiores e mais rentáveis do setor de telecomunicações no país, segundo o Anuário Telecom. A NEGER também figura entre as mais inovadoras do setor, segundo o Anuário Tele.Síntese de Inovação e Telecomunicações.
Sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a Incamp
O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp) são gerenciados pela Agência de Inovação Inova Unicamp. O Parque Científico da Unicamp trabalha na promoção de ambientes que geram conexões que reverberam em novos negócios e parcerias. Essa grande rede de talentos funciona como catalisadora de novas ideias e negócios, criando um importante elo entre o ambiente acadêmico e o mercado, e facilitando a colaboração com a Unicamp.
A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp) integra esse ecossistema por meio de seu Programa de Incubação de empresas, que oferece apoio e mentoria de profissionais, por até três anos, além de oportunidades de networking para empreendimentos em estágios iniciais.