Quem Somos‎ > ‎

História

A empresa, de base familiar, iniciou suas atividades em 1987, como uma pequena indústria. Na época sua principal atividade era a fabricação de equipamentos para a avicultura, como incubadoras e criadeiras. Os projetos eram baseados nos equipamentos que eram construídos artesanalmente pela família desde 1950. 

Recorte do Jornal Correio Popular de Janeiro de 1989 com reportagem sobre a empresa.

Recorte do Jornal Correio Popular de Janeiro de 1989 com reportagem sobre a empresa.

Em 1991 a empresa realizou a doação de um conjunto de equipamentos para avicultura em um programa de televisão de grande audiência em rede nacional. Tal fato foi um divisor de águas na história da empresa, que a partir de então passou de uma operação local para uma operação nacional, atendendo clientes em todo o país.

 Participação da empresa no programa "Porta da Esperança" do SBT em Janeiro de 1991.

Com tecnologia própria, substituiu os sistemas eletromecânicos (cápsulas termostáticas), por sistema eletrônico de controle de temperatura e umidade para incubadoras. O produto tornou-se rapidamente referência no mercado e teve a sua consagração com a contratação para o projeto e implementação dos Biotérios da multinacional Rhodia Meuriaux Veterinária em 1992.

O conhecimento das demandas de seus clientes das áreas rurais fez com que a empresa iniciasse em 1993 sua atuação no segmento de telecomunicações rurais. Dentro do programa Ruralcel, da Telesp, foi responsável pelo projeto, implementação e operação de mais de 2.000 estações celulares fixas rurais no interior do estado de São Paulo. Foi a demanda do segmento de telecomunicações rurais que direcionou o foco da empresa especificamente para esta área.

Desenvolveu soluções em estações celulares fixas tanto para aplicações em áreas remotas, quanto para sistemas de otimização de rotas de PABX. IBM, GE, Petrobrás, Bosch, Votorantim, Net, Telefônica, Claro, TIM, Ericsson, CSN e Unilever foram algumas das empresas que contrataram os produtos e serviços da NEGER.

A partir daí a empresa consolidou sua atuação na área de engenharia de telecomunicações, atuando em projetos, instalações e consultoria. Participa voluntariamente desde 2001 de atividades de pesquisa e desenvolvimento para bloqueio de sinais de radiocomunicação em áreas de segurança, assumindo a partir de 2013 a liderança deste mercado no Brasil.


Reportagem da Rede Globo sobre o Projeto de Bloqueio Celular em Presídios em Novembro de 2011.

Com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, a empresa também é responsável pelo projeto RuralMAX, para acesso à Internet em áreas rurais e regiões remotas, selecionado pelo Programa de Subvenção Econômica da FINEP. Também foi selecionada pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa) para receber apoio através do Programa Pesquisador na Empresa (RHAE).

 A NEGER Telecom fez parte da delegação brasileira na CeBIT Australia 2009.

A NEGER Telecom fez parte da delegação brasileira na CeBIT Australia 2009.

O projeto contou com reconhecimento nacional e internacional e foi destaque em eventos internacionais como o MUM 2008 realizado em maio em Chicago nos EUA e o W3C "The Role of Mobile Technologies Development", realizado em junho de 2008 em São Paulo. A partir daí seguiram diversas participações em congressos e eventos de alto nível técnico, como o Futurecom, MWC, IEEE, entre outros.


Participação da empresa no Evento Internacional do W3C em Junho de 2008.

A evolução dos produtos e a atuação efetiva em pesquisa, desenvolvimento e engenharia colocou a empresa em destaque em seu setor, sendo premiada em 2014 pela Revista Exame PME da Editora Abril como negócio que move o país na categoria Telecomunicações (Prêmio Sou Empreendedor 2014).


Participação da empresa na Campus Party Brasil em Fevereiro de 2015.

 
A Revista Exame, em parceria com a Deloitte, colocaram a NEGER Telecom em destaque no ranking das PMEs que mais cresceram no Brasil em 2016:
  • 1ª Colocada no segmento de Telecomunicações
  • 4ª Colocada em São Paulo
  • 12ª Colocada no Brasil
A íntegra do Ranking nacional das PMEs que mais crescem pode ser conferida na edição de 14 de setembro da Revista Exame.
 

Diretor e cofundador da empresa recebe do Prof. Dr. Demi Getschsko, considerado o "pai da Internet brasileira",
 o prêmio Tele.Síntese de Inovação 2017 pelo projeto de Rastreamento Rural MetroSat.
 
Em 2107, pelo segundo ano consecutivo, a Revista Exame, em parceria com a Deloitte, colocaram a NEGER Telecom em destaque no ranking das PMEs que mais cresceram no Brasil:
  • 1ª Colocada no segmento de Telecomunicações
  • 4ª Colocada em São Paulo
  • 10ª Colocada no Brasil
A íntegra do Ranking nacional das PMEs que mais crescem pode ser conferida na edição de 27 de setembro da Revista Exame.
 

Diretor e cofundador da empresa recebe do Prof. Dr. Marcelo Knobel, reitor da UNICAMP, 
os prêmios de "Case de Inovação" e "Empreendedor do Ano" no Encontro Unicamp Ventures 2017.

A NEGER Telecom figura no ranking das 100 maiores empresas de Telecom do país segundo o Anuário Telecom 2017, lista que conta com empresas como Vivo, Claro, Tim, Apple, Samsung, Ericsson, Furukawa, UOL e CPqD. A empresa está também entre as 10 empresas mais rentáveis do mercado. É a quinta mais rentável do país segundo a publicação. O Anuário Telecom compara as empresas pela evolução de sua receita líquida, uma vez que as vendas líquidas são o critério de avaliação mais adequado: são aqueles que, efetivamente, entram na contabilidade da empresa. Os dados são analisados pela equipe que produz o Anuário, sob a supervisão da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.
Comments